Número de Março/Abril

O <i>Militante</i> já saiu

Está já a ser distribuído o número de Março/Abril de O Militante. Entre os artigos que compõem esta edição destacam-se os dossiers «Economia» e «Internacional». «O capitalismo e a sofreguidão do lucro», trabalho colectivo da CAE do PCP, e «Uma crise de alcance planetário», da autoria de Carlos Carvalhas, abordam de forma acessível a crise do sistema financeiro norte-americano e a complexa forma como está a ser «exportada» para o resto do Mundo.
Num outro plano, Honório Novo escreve sobre o «Quadro de Referência Económica Nacional» e as limitações impostas pela União Europeia ao desenvolvimento de Portugal. Quanto ao dossier Internacional, Jorge Cadima escreve sobre o significado da independência do Kosovo, Luís Carapinha sobre as mudanças progressistas na América Latina e André Levy sobre os Estados Unidos em tempos de crise e de eleições.
Neste número é ainda evocado José Gregório, dirigente histórico do PCP, operário vidreiro da Marinha Grande, que nasceu há 100 anos e faleceu em 1961. Outros artigos completam este número de O Militante, entre os quais o texto de abertura «No Aniversário do Partido lançar a preparação do XVIII Congresso», sob o tema da Organização «A formação de Quadros, tarefa fundamental», e também as lutas dos trabalhadores e da população em geral em «Não ao Código da exploração» e «O movimento dos utentes na defesa do SNS».
Há ainda textos sobre a União Europeia e as «Razões contra o Tratado de Lisboa», «Clara Zetkin e o 8 de Março e a luta contra a guerra» e sobre a Juventude «Democracia nas escolas». Odete Santos assina «O medo vai ter tudo?», que termina afirmando: «A luta pelas liberdades é indissociável da luta contra o capitalismo (… porque) o capitalismo não sabe, nem pode, sobreviver com os direitos humanos, o capitalismo é a face hedionda da exploração, daquilo que nos tornou e nos torna humanos: o trabalho.»


Mais artigos de: PCP

Venda especial

O próximo número do Avante!, que integra um suplemento sobre o Tratado Europeu e o tratamento de iniciativas sobre o 87.º aniversário do PCP, será objecto de venda especial. As organizações devem providenciar as suas encomendas até amanhã.

Basta de injustiças

Num comício realizado em Coimbra no dia 28 de Fevereiro, Jerónimo de Sousa acusou José Sócrates de manipular os dados sobre a situação do País.

A partir de 6 de Março, em <a href=http://www.pcp.pt> pcp.pt</a>

A partir do aniversário do Partido, estará disponível no sítio do PCP na Internet a colecção do Avante! clandestino. Esta compreende 558 números e 101 suplementos, publicados entre 1931 e 1974. A partir de agora, qualquer pesquisador da Internet passa a ter a possibilidade de aceder à valiosa e única informação contida...

Alda Nogueira deixou-nos há 10 anos

Fez ontem, dia 5 de Março, dez anos que morreu a destacada militante comunista Maria Alda Nogueira. No Avante! de 12 de Março, noticiava-se que «numerosos camaradas e muitos amigos prestaram homenagem» à comunista falecida, «na sóbria cerimónia de despedida» que constituiu o seu funeral. No telegrama enviado à família...

Seixal assinala 160 anos do <i>Manifesto </i>

Cerca de 200 pessoas participaram, dia 29, numa sessão comemorativa dos 160 anos do lançamento do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. O debate realizou-se nas instalações do Clube Recreativo da Cruz de Pau, no Seixal, e contou com a presença de José Barata-Moura. O orador convidado lembrou...